O Museu Zer0, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, inicia um novo ciclo com uma nova direção que quer reforçar e aposta na criação contemporânea e a abertura à comunidade.
A nova direção do Museu Zer0 tomou posse no dia 23 de março, com Fátima Marques Pereira a assumir a presidência da associação. A equipa integra ainda Mónica Félix como vice-presidente e Dália Paulo, Sónia Gemas Donário e Madalena Duarte como vogais.
A renovada direção inicia funções com reconhecimento ao anterior presidente, João Vargues, pelo contributo para a concretização do projeto do Museu Zer0.
Em comunicado, Fátima Marques Pereira refere que este novo ciclo tem o objetivo de consolidar o Museu Zer0 como «um espaço vivo, experimental e aberto», dedicado à arte digital e à criação contemporânea, afirmando-se como «um centro de produção artística e desenvolvimento de projetos multidisciplinares».
O equipamento, no concelho de Tavira, deverá funcionar como espaço de exposição, conhecimento e mediação cultural, onde «a arte digital assume um papel central».
A estratégia agora assumida foi apresentada no II Momento de Abertura, realizado a 18 de outubro de 2025, e será aprofundada «com total transparência» ao longo dos próximos meses.
A nova direção defende um modelo assente na participação e no envolvimento da comunidade, entendendo o Museu como «um projeto coletivo em permanente construção». Nesse sentido, prevê a realização de várias iniciativas participativas, como dias abertos a artistas, agentes culturais, instituições, investigadores, escolas, empresas e entidades públicas.
A direção quer também promover «um processo de escuta ativa do território», num espaço assente nos «valores da democracia cultural, do humanismo e da inclusão, onde diferentes vozes encontram lugar, onde o pensamento crítico é estimulado e onde a prática artística contemporânea se afirma como ferramenta de reflexão e transformação».
Foto: Bruno Filipe Pires