Alunos das escolas do Agrupamento de Vila do Bispo celebraram o Dia Mundial do Ambiente e a biodiversidade em Sagres, no âmbito do projeto Emc2.
No âmbito do projeto «Emc2 – Explorar Matos de Camarinha da Costa», coordenado pela Investigadora Alexandra Abreu Lima (MARE-ARNET e INIAV) foram realizadas na semana do Dia Mundial do Ambiente, de 5 a 7 de junho, visitas com alunos à zona do Forte do Beliche, em Sagres.
O objetivo foi dar a conhecer a planta de nome vulgar camarinha ou camarinheira, e de nome científico Corema album.
Nas visitas colaboraram os professores do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo (Sagres, Vila do Bispo e Budens) e Ana Carla Cabrita, guia de natureza da Walkin’Sagres, que realçou a riqueza em biodiversidade da Costa Vicentina.
Estas visitas permitiram a cerca de 100 alunos do 1.º ciclo deste Agrupamento conhecer plantas da flora local e a camarinheira, que é um endemismo ibérico, dado que existe, ao nível mundial, apenas em Portugal e Espanha, e cujas plantas femininas dão as camarinhas, pequenos frutos comestíveis de cor branca ou tom rosado.
Os alunos viram plantas femininas e masculinas da população de camarinhas, que para a maioria era uma planta desconhecida. Aprenderam ainda que a polinização da camarinha é feita pelo vento e nas flores femininas polinizadas com sucesso se inicia a formação de frutos que servem de alimento a animais frugívoros (por exemplo, coelhos, raposas, gaivotas e melros).
Estes animais atuam depois como agentes dispersores das sementes de camarinha e para além disso, a germinação das sementes é facilitada pela passagem no aparelho digestivo dos animais.
«Os jovens são curiosos e devemos dar-lhes a oportunidade de aprender na natureza, como complemento ao ensino na sala de aula, dado que a natureza estimula a curiosidade e os sentidos. O entusiasmo dos estudantes por explorar a natureza e nela conhecer plantas foi evidente nas visitas como exemplificado nas seguintes respostas à questão sobre o que mais lhes tinha agradado», explica Alexandra Abreu Lima.
Após as saídas de campo, os alunos vão desenhar, na escola, a camarinha e outras plantas, estando prevista a organização de uma Exposição de Desenhos até ao final de 2024.
Hoje, a educação e sensibilização na natureza têm uma relevância crescente devido aos fenómenos de «extinção da experiência» ou «desconexão da natureza».
O projeto Emc2 visa dar um contributo para inverter estas tendências e prosseguirá com visitas a zonas costeiras, constituindo-se estas como um espaço privilegiado de ensino-aprendizagem de ciências e botânica.
As visitas tiveram o apoio do município de Vila do Bispo para o transporte dos alunos.
O Projeto Emc2 é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de projetos estratégicos concedido ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e também ao Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network.
Sagres está prestes a tornar-se um polo científico de referência, quer para startups quer para a comunidade académica. Acolhe também com regularidade, o festival das florestas marinhas.
