Uma vez mais, 15 de maio foi o dia escolhido para o começo oficial da época balnear em Albufeira, com uma cerimónia na Praia dos Pescadores.
Ao longo deste período, que se prolonga até ao próximo dia 15 de outubro, todas as praias do concelho vão contar com a vigilância de nadadores salvadores. O objetivo passa por assegurar a segurança dos banhistas, e por garantir a capacidade de resposta e salvamento.
Foi isso mesmo que ficou patente na cerimónia de abertura da época balnear, que terminou com um simulacro de afogamento e salvamento. O exercício foi efetuado por nadadores salvadores, auxiliados por elementos da Autoridade Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.
Na presença de alunos de várias escolas do concelho, e de utentes da Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA) e da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, os socorristas demonstraram como se efetua o salvamento e posterior encaminhamento das vítimas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, «estão reunidas todas as condições para mais uma excelente época balnear». Pouco antes de se assistir a mais uma demonstração, desta vez a cargo de elementos responsáveis pela condução de veículos que recolhem o lixo dos areais, o autarca salientou também o «importante trabalho desenvolvido pelas equipas de limpeza do Município, que garantem que as praias estão em boas condições todos os dias».
A abertura da época balnear em Albufeira aconteceu apenas dois dias após a divulgação da lista das «Praias com Qualidade de Ouro».
O galardão é atribuído anualmente pela associação ambientalista Quercus, que distinguiu 15 praias de Albufeira – as mesmas de Almada, e apenas menos uma do que Vila Nova de Gaia, o concelho onde se encontram mais praias com este título.
Já o estatuto de «Bandeira Azul» foi, mais uma vez, alcançado por todas as 25 praias de Albufeira. De acordo com José Carlos Rolo, estes resultados «demonstra a qualidade das praias do concelho».
A cerimónia de abertura da época balnear contou com vários momentos de interação com os alunos das escolas presentes. No local esteve a carrinha da Unidade de Ambiente do município de Albufeira, onde os jovens puderam contactar com um jogo educativo destinado a sensibilizar para a importância da biodiversidade no oceano.
O evento incluiu ainda demonstrações por parte de elementos da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Albufeira (Enfermeiras Marta Rodrigues e Rita Arez), e da Luságua (Sónia Fernandes, Carlos Raposo e José Pedro Domingues).
Foto: Rui Gregório/ CMA






