«A Viagem» é o tema central do programa cultural DiVaM 2019 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – que será apresentado em cerimónia pública no castelo de Aljezur, no sábado, dia 13 de abril, às 16 horas, numa organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Aljezur.
Esta é a sexta edição do programa de dinamização e fruição cultural, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, e que conta com a parceria de 23 associações culturais da região e vários municípios algarvios, nomeadamente os municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Portimão, Albufeira, Loulé e Faro.
«A Viagem» é o mote para início de uma demanda por «novos lugares», mas acima de tudo para «a reflexão sobre alguns temas da atualidade, através de um conjunto de projetos culturais e artísticos abertos ao público em geral e direcionados para as comunidades locais, estimulando o seu envolvimento no processo patrimonial».
«Oficinas educativas, sessões de cinema e debates, concertos, projetos interdisciplinares que integram música, performance, literatura ou artes visuais, em suma, muitas são as razões para iniciar esta jornada», afirma a DRC Algarve em nota de imprensa.
A cerimónia integra, ainda, a abertura do ciclo Artis XXI – Via.gen(E)s, organizado por Elsa Mathei, com o projeto Viagem de Sons, pelo XelbInSax Quartet, numa iniciativa da Associação ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa.
Procurando alcançar uma diversidade abrangente de estilos musicais, os XelbIn Sax «levam-nos numa viagem entre a música erudita e a música pop /rock moderna, não esquecendo alguns temas emblemáticos da cinematografia universal». Com os alunos Rodrigo Martins, Diogo Gonçalves, Margarida Milhazes e Direção Artística de Daniel Marques, este projeto conta ainda com o apoio da Sociedade Filarmónica Silvense.
Haverá lugar a um beberete para os convidados presentes na cerimónia, oferta da «Quinta do Barranco Longo», parceiro do programa DiVaM praticamente desde a sua origem.