PSP de Olhão precisa de melhores instalações para atrair e fixar profissionais, defendeu Ricardo Calé ao Governo.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, reuniu-se na terça-feira, dia 23 de junho, com o ministro da Administração Interna, Luís Neves, para discutir a segurança no concelho.
O encontro contou também com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, e de oficiais de ligação da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O momento foi promovido pelo município de Olhão com o objetivo de apresentar ao Governo as principais preocupações relacionadas com a segurança no concelho e analisar a situação atual nesta área.
Apesar de os indicadores revelarem uma diminuição dos índices de criminalidade, Ricardo Calé considerou importante discutir «os desafios existentes e definir estratégias que permitam continuar a reforçar a segurança da população».
Entre os temas abordados esteve a necessidade de uma intervenção na esquadra da PSP de Olhão. O autarca defendeu que «melhores instalações são fundamentais para atrair e fixar mais profissionais no concelho».
Ricardo Calé recordou que a autarquia tem desenvolvido várias iniciativas para apoiar as forças de segurança, nomeadamente através de obras pontuais de requalificação na esquadra e da criação de casas de função para alojamento de agentes.
O edil sublinhou, contudo, que uma intervenção de maior dimensão depende do Ministério da Administração Interna. O autarca manifestou satisfação pela resposta do ministro e do secretário de Estado ao convite do município.
«É com esta proximidade entre o governo local e o governo central que se conseguem resolver os problemas dos munícipes e dos cidadãos», afirmou Ricardo Calé, para quem a reunião representou «um importante passo» para a melhoria das condições de trabalho das forças de segurança e para o reforço da segurança em Olhão.
Durante o encontro, foi ainda abordado o projeto de videovigilância do concelho. O presidente recordou que Olhão foi o primeiro município algarvio a implementar este sistema.
Ricardo Calé anunciou ainda que a segunda fase do projeto, que prevê a instalação de mais câmaras de vigilância, deverá ser inaugurada em breve, com o objetivo de reforçar os meios de prevenção e monitorização em várias zonas do concelho.



