Serra de São Brás de Alportel volta a ter patrulhas do Exército durante os meses de verão para prevenir incêndios rurais.
O município de São Brás de Alportel e o Exército Português renovaram o protocolo de colaboração para ações de vigilância e prevenção de incêndios rurais na serra do concelho.
A parceria foi renovada na terça-feira, dia 23 de junho, e assegura patrulhas durante os meses de julho, agosto e setembro de 2026.
Com 14 anos de colaboração contínua, o protocolo reforça a Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais e contribui para a proteção do território, das populações e do património natural.
Cerca de dois terços da área de São Brás de Alportel estão inseridos em território serrano, o que aumenta os desafios de vigilância e prevenção. As patrulhas do Exército garantem presença regular em zonas remotas e de difícil acesso.
Segundo o município, esta presença permite detetar situações de risco mais cedo, dissuadir comportamentos negligentes e reforçar a monitorização do território.
Para a presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, «a prevenção continua a ser a ferramenta mais eficaz no combate aos incêndios rurais. A renovação desta parceria com o Exército Português reforça a nossa capacidade de vigilância e proteção da serra, numa missão que exige o envolvimento e a colaboração de todos. Cuidar da floresta é proteger as pessoas, a natureza, os nossos recursos e o futuro do nosso concelho».
Além deste apoio, o município conta com três Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Durante o período crítico de verão, estas equipas são reforçadas por uma equipa adicional integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Em dias de risco muito elevado, esta equipa é destacada para a serra, para garantir uma resposta mais rápida em caso de ocorrência.
A vigilância assegurada pelo Exército complementa o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), pelos Sapadores Florestais e pelos restantes agentes de proteção civil.
Segundo a autarquia, a renovação do protocolo reafirma o compromisso com a proteção das populações, a salvaguarda do património natural e a valorização da serra são-brasense.




