O Galardão ECOXXI 2024 foi entregue ao município de Vila do Bispo, reconhecendo as boas práticas desenvolvidas no que respeita à sustentabilidade.
O município de Vila do Bispo foi premiado com o Galardão ECOXXI 2024, com um índice superior a 60 por cento, uma distinção que visa reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelos municípios no que respeita a educação ambiental e educação para a sustentabilidade.
Os resultados foram anunciados publicamente na quinta-feira, dia 28 de novembro, em Cascais, durante a cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2024, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), onde a Câmara Municipal de Vila do Bispo representada pela sua presidente, Rute Silva, recebeu o diploma Bandeira Verde ECOXXI 2024.
Este prémio representa, assim, um reconhecimento pela participação e empenho do município no Programa ECOXXI.
Este ano, candidataram-se ao ECOXXI 2024, 62 municípios e foram distinguidos 61 pelas boas práticas ambientais desenvolvidas pelas autarquias em 2023.
O Programa ECOXXI, desenvolvido pela ABAAE, tem no total 21 indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade local. Os indicadores assentam em alguns temas considerados chave a saber: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
Mais informações sobre esta distinção podem ser encontradas aqui.