Segurança e socorro marcaram a reunião em Loulé, onde Telmo Pinto pediu mais meios e Luís Neves prometeu atenção ao concelho.
O ministro da Administração Interna, Luís Neves, reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, para discutir segurança, reforço de efetivos no verão e meios de socorro no concelho, na terça-feira, dia 23 de junho.
A reunião decorreu nos Paços do Concelho e contou também com a presença do secretário de Estado, Telmo Correia, e da equipa municipal.
Entre os temas abordados estiveram a segurança em Vilamoura, a Polícia Municipal, projetos de videovigilância, a reabilitação do edifício da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Loulé, o futuro edifício do Destacamento Territorial de Faro e a criação de uma Unidade de Busca e Salvamento.
Telmo Pinto transmitiu ao ministro uma «preocupação crescente» com fenómenos que, segundo o autarca, têm aumentado o sentimento de insegurança em Vilamoura. O presidente referiu também receios de que o contexto em Albufeira possa afetar o concelho.
O autarca disse que já estão a ser tomadas medidas em articulação com as forças de segurança e agentes locais, mas apelou a maior presença das Forças de Intervenção da GNR.
Em resposta, Luís Neves anunciou «o maior reforço de sempre de efetivos na região», com a vinda de 814 estagiários para o Algarve nos meses de agosto, setembro e outubro.
O município de Loulé vai apoiar esta presença com a disponibilização de dez habitações para acolher os militares.
A reunião abordou também a videovigilância. Depois da instalação do sistema na zona da Marina de Vilamoura, está em curso um projeto para o anel dos hotéis, com perspetiva de alargamento a Almancil, Quarteira e Loulé.
Telmo Pinto apelou a maior agilização dos procedimentos de análise, parecer e autorização destes sistemas no espaço público. O autarca pediu também avanços no processo de criação da Polícia Municipal de Loulé, que aguarda ratificação do Conselho de Ministros.
Na área das infraestruturas, foi discutida a construção do Quartel do Comando Territorial da GNR. O edil considerou que a situação «carece de resposta urgente», devido às insuficiências das atuais instalações, em Faro.
Segundo a Câmara, o comando da GNR sublinhou a localização do terreno previsto para o edifício, integrado na «Cidadela de Segurança e Proteção Civil» de Loulé, junto à A22.
Quanto à reabilitação do Posto da GNR, Luís Neves referiu que a intervenção em Loulé está entre as três prioridades num conjunto de 100 obras previstas no país. O processo deverá avançar através de um contrato interadministrativo, com necessidade de assegurar 200 mil euros para trabalhos nas coberturas e infiltrações.
Na área da emergência e socorro, o presidente destacou o «grande investimento realizado» na Base de Helicópteros de Loulé, mas apontou falta de reforço dos meios aéreos. «Aquele Heliporto tem capacidade para duplicar esses meios», afirmou.
Para o município de Loulé, a criação de uma Unidade de Busca e Salvamento em prontidão naquela base é considerada fundamental.
«Vamos olhar com muita atenção para todas estas questões», afirmou Luís Neves no final da reunião.
