Lixo da Ria Formosa ganhou forma de painéis artísticos no cais de Olhão, com trabalhos feitos por alunos do concelho.
Foram inaugurados em Olhão painéis artísticos criados a partir de resíduos recolhidos na Ria Formosa por alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, na manhã desta sexta-feira, dia 26 de junho.
Os painéis foram instalados no espaço de acesso ao cais de embarque para as ilhas, no âmbito do projeto LIXArte — Transformar Lixo em Arte.
A iniciativa liga arte e educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação dos ecossistemas e para a redução do lixo marinho.
Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos dos Agrupamentos de Escolas Dr. Alberto Iria, Dr. Francisco Fernandes Lopes e João da Rosa, com o apoio do Município de Olhão e em colaboração com os agrupamentos escolares.
A cerimónia contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, Catarina Poço, que procedeu à inauguração oficial dos painéis.
O projeto é coordenado pelo Europe Direct Algarve da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do (CCDR) Algarve e conta com coordenação artística da artista plástica olhanense Joana Rocha.
Criado em 2021, o LIXArte tem por base ações de limpeza de praias realizadas por alunos de escolas do Algarve. Os materiais recolhidos que podem ser reutilizados são transformados em peças artísticas e expostos em vários locais da região.
Os painéis passam agora a integrar o espaço junto ao cais de embarque para as ilhas, como ferramenta de sensibilização para o problema do lixo marinho e para a valorização da Ria Formosa.


