Trabalhadores, reformados e pensionistas estão convocados pela União dos Sindicatos do Algarve / CGTP-IN para uma manifestação em Faro, no dia 1 de maio, para reivindicações de melhores condições laborais.
A União dos Sindicatos do Algarve / CGTP-IN está a convocar uma manifestação para quarta-feira, 1 de maio, Dia do Trabalhador, com início no Mercado Municipal de Faro, às 10h00.
«O país continua marcado por uma profunda injustiça na distribuição da riqueza, o patronato faz uso da legislação laboral para aumentar a exploração, boicotar a contratação coletiva e atacar direitos. Os baixos salários e pensões, que querem perpetuar, levam a que milhares de trabalhadores e pensionistas não tenham as condições mínimas de vida a que têm direito», justifica a União dos Sindicatos do Algarve / CGTP-IN.
Nesse sentido, neste 1º de maio, os trabalhadores e outras camadas da população, «afirmam o seu protesto, as suas reivindicações e a sua luta», aponta.
Para os sindicalistas, «é urgente o aumento geral e significativo dos salários; a valorização das carreiras e profissões; o aumento do salário mínimo nacional para 1000 euros, durante o ano de 2024; a revogação das normas gravosas da legislação laboral e o fim da caducidade da contratação coletiva; a redução do horário de trabalho para as 35 horas, sem perda de remuneração; a regulação dos horários de trabalho, incluindo laboração contínua e trabalho por turnos; o combate à precariedade; o aumento das pensões de reforma; o investimento nos serviços públicos e a garantia do direito à habitação».
Nos 50 anos da Revolução dos Cravos e no 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador afirmam-se os direitos e valores de Abril, «por um Portugal com futuro que garanta um novo rumo para o país, assente na valorização do trabalho e dos trabalhadores e na aplicação dos direitos inscritos na Constituição da República Portuguesa», acrescentam.
Assim, a União dos Sindicatos do Algarve / CGTP-IN, dando expressão às justas reivindicações dos trabalhadores, reformados e pensionistas, convoca todos os trabalhadores para a grande jornada de luta do 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador.
A manifestação sai do Mercado Municipal de Faro às 10 horas, terminando no relvado junto ao Teatro Municipal, com uma intervenção sindical e um momento cultural a cargo dos Volta e Meia.