O Sindicato da Hotelaria do Algarve denuncia «o recurso abusivo aos estágios curriculares e profissionais usados para ocupar postos de trabalho efetivos, muitos deles quase a custo zero para as entidades patronais».
Segundo esta organização, «são centenas, os jovens que se encontram neste momento a estagiar nos estabelecimentos do sector turístico no Algarve, aliciados com a promessa de boas condições» mas que «na prática se deparam» com exploração laboral.
«É escandaloso a forma como as empresas estão a recorrer a jovens que vêm deslocados dos vários pontos da região e do país, e por isso mais fragilizados, para os sujeitar a ritmos intensos de trabalho e a receber muito pouco, sendo que alguns só têm direito à alimentação e ao alojamento, onde por vezes não têm as condições mínimas».
O Sindicato da Hotelaria do Algarve lamenta «o facto das entidades oficiais, incluindo as escolas, fecharem os olhos a esta realidade dramática não fazendo o devido acompanhamento ao longo do tempo em que estes jovens se encontram nos locais de trabalho». Os sindicalistas pedem ao governo para «rever com urgência a legislação referente à formação em contexto de trabalho» e que crie «mecanismos de fiscalização necessários para combater os abusos e as ilegalidades».