Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, apelou ontem à união dentro do PSD e pediu a todos para defenderem as cores da Aliança Democrática (AD), tendo em vista as eleições de dia 10 de março.
Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, começou ontem o seu discurso com um elogio a Miguel Pinto Luz, «um homem com um percurso dentro do PSD, mas a desempenhar cargos em prol do país e das autarquias. Um homem que certamente irá fazer tudo para tentar resolver os problemas que assolam o nosso Algarve».
O autarca farense falava na apresentação da lista candidata da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral de Faro às eleições legislativas, numa sessão pública que decorreu no Museu Regional do Algarve, em Faro.
Na ocasião, foram também reveladas as principais linhas orientadoras do programa da coligação, que junta PSD, CDS-PP e PPM, para o distrito de Faro.
«Não tenho dúvida que os portugueses nos vão dar a sua confiança para governar este país em contraponto com aquilo que se tem feito nos últimos anos. Tem sido um descalabro», afirmou.
«Se há coisa que me indigna e me choca é perceber, e ando muito na rua, que as pessoas vão votar no PS. Pergunto-lhes: o que de positivo foi feito nestes últimos oito anos? É verdade que os ordenados aumentaram. Mas de que me serve ganhar mais hoje se tenho menos poder de compra do que tinha há um ano, há dois ou três?» interrogou o autarca
«E não é por acaso que os nossos jovens estão a fugir do país. Não têm capacidade para cá estar, por muito que nos custe, isso não é possível. É preciso criar condições para que as nossas gentes, nós próprios e os nossos filhos possam continuar a viver em Portugal. E não sejamos colonizados, por, com todo o respeito, pessoas que vivem em países que têm muito menos condições que nós, e que ao vir para cá, melhoram as suas condições de vida».
«É preciso que as pessoas percebam que se continuarmos nesta senda, certamente iremos ficar pior. Temos o problema da habitação, temos um problema no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Hoje é normal vermos as urgências fechadas. É notícia quando abrem. Quando eu era diretor de escola, os jornalistas iam perguntar quantos professores faltavam. Se faltava um no mês de setembro. era notícia de jornal. Hoje, nem vale a pena fazer isso», comparou.
Bacalhau criticou ainda o processo de descentralização. «Pedro Nuno Santos, em 2009, era ministro e tinha os portos a seu cargo. A Câmara pediu, ao abrigo da lei aprovada pelo PS, a transferência de competências da área do Farol que pertencia à APSA. Nunca assinou o despacho. Era contra a descentralização de competências. Mas hoje diz que foi a maior reforma que o PS fez e que está de acordo com ela».
«Só temos água para oito meses. O governo prometeu e são os municípios que vão ter de implementar as medidas. Em oito anos, fez zero».
O autarca apelou ainda à união interna. «Somos um partido em que toda a gente manda. Toda a gente tem ideias. Toda a gente é melhor que o outro. É por isso que o PS ganha. Luís Montenegro diz qualquer coisa e os outros criticam. Meus amigos, querem ganhar eleições? Façam como o PS. Quantos não apoiaram o Pedro Nuno Santos? Hoje, José Luís Carneiro quase não existe dentro do partido», comparou.
«Portanto, somos AD e vamos defender as cores da AD, mesmo que não concordem com A, B ou C. Se estiverem à espera de unanimidade, mudem de partido. Deixem-se de querelas, que não vamos a lado nenhum. No PS juntam-se todos à volta de um para repartir o poder. Enquanto continuarmos com isto, nós somos os nossos principais críticos e não vamos a lado nenhum. Quando estamos no café e fazemos isso, que confiança inspiramos? Zero», disse.
«Temos tudo para ganhar. Temos um excelente líder. Temos um percurso histórico invejável. Não há nenhum partido em Portugal que o tenha. Temos excelentes quadros. Portanto, vamos em frente, para ajudar o país a ser melhor e para que os nossos filhos tenham uma qualidade de vida e possam viver em Portugal», concluiu.