Praias de Olhão renovam galardões ambientais e a Marina estreia Bandeira Azul, num reconhecimento da qualidade das zonas balneares para a época de 2026.
O concelho de Olhão volta a ver as suas praias distinguidas com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro na época balnear de 2026.
As praias Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria renovam a Bandeira Azul, enquanto a Marina de Olhão conquista a distinção pela primeira vez.
No galardão Qualidade de Ouro, as praias Armona-Mar, Armona-Ria, Cavacos e Fuseta-Mar voltam a ser reconhecidas.
Estes reconhecimentos destacam o compromisso do município com a sustentabilidade, a preservação ambiental e a qualidade das infraestruturas balneares, com padrões elevados de limpeza, segurança e serviços.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, afirma que «é com grande orgulho que vemos, uma vez mais, as nossas praias distinguidas com as bandeiras Azul e Qualidade de Ouro».
Segundo o autarca, «este reconhecimento reflete o trabalho consistente desenvolvido e o empenho de todos na valorização do nosso património natural».
A renovação dos galardões reforça a posição de Olhão como destino balnear no Algarve, com praias de elevada qualidade e um ambiente cuidado.
A Bandeira Azul e a Qualidade de Ouro reconhecem o esforço conjunto de várias entidades na promoção do desenvolvimento sustentável, conciliando o progresso local com a proteção ambiental.
Os galardões contribuem também para sensibilizar cidadãos e decisores para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, costeiros e lacustres.