Odemira e IPMA unem-se para enfrentar fenómenos extremos, com protocolo que reforça a prevenção de riscos e a resposta a eventos climáticos no território.
O município de Odemira e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assinaram, a 30 de abril, um protocolo de cooperação nas áreas da meteorologia, clima, sismologia e proteção civil, com o objetivo de reforçar a gestão do território e a salvaguarda de pessoas e bens.
A cerimónia decorreu no edifício dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e do presidente do Conselho Diretivo do IPMA, José Guerreiro da Silva.
O acordo prevê o desenvolvimento de iniciativas conjuntas ao nível da previsão meteorológica e da análise climática, bem como o reforço da cooperação na proteção civil municipal.
Entre as ações previstas estão programas de literacia azul, nomeadamente o «IPMA Escolas», dirigidos à comunidade educativa.
A parceria surge num contexto de aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, precipitação intensa e agitação marítima forte, tornando essencial a antecipação de riscos e a integração de informação científica na tomada de decisão.
O acordo inclui ainda o desenvolvimento do Centro Geofísico de São Teotónio, que está a ser alvo de obras de reabilitação e modernização para se tornar uma infraestrutura científica dedicada à monitorização climática, meteorológica, sísmica, geomagnética e de tsunamis.
A cooperação entre as duas entidades pretende reforçar a partilha de conhecimento e a capacitação técnica a nível local, contribuindo para uma resposta mais eficaz aos desafios das alterações climáticas.

