Livro «A Pedra Mágica de Vale de Boi», o primeiro publicado pelo Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, convida os leitores mais jovens a explorar a rica história de Vila do Bispo.
O livro infantojuvenil «A Pedra Mágica de Vale de Boi», da autoria de Ricardo Soares, com ilustrações de Ana Bellande, foi apresentado, no Auditório do Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, na sexta-feira, dia 17 de janeiro.
A obra apresenta-se como a primeira aventura da coleção literária «Mergulhos na História», edição infantojuvenil que reúne uma série de episódios que contam, «de forma lúdica, divertida e subtilmente pedagógica, a história da aventura humana no extremo sudoeste da Europa, nas paisagens da finisterra mediterrânica, lugar mágico hoje conhecido por Promontório de Sagres e São Vicente», segundo revela aquele município algarvio.
Partindo «desta singular geografia e dos seus riquíssimos exemplos patrimoniais, conta-se a História da Humanidade e das sociedades humanas, segundo uma pauta temporal e numa perspectiva evolutiva. Ao longo da narrativa, que se foca na arqueologia, sendo inclusiva e participativa, os jovens leitores são conduzidos para um palco onde se desenrola a sua própria história e existência, assumindo o papel de personagens diretas numa intemporal ação e numa vivência que transcende as fronteiras do passado, do presente e do futuro».
Produzido sob a chancela do município de Vila do Bispo e do seu Museu, o Celeiro da História, o livro que agora se apresenta disponível, assume-se «entre palavras, cores e desenhos, como um suporte material de uma mensagem maior, latente na individualidade de todos e de cada um. Independentemente dos tempos e dos preconceitos, a Humanidade é um sentimento, uma primária partilha de emoções comuns, uma estranha sensação de ser humano».
O evento marcou o início das celebrações do primeiro aniversário do Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, iniciativa inserida na programação das comemorações do Dia do Município – Dia de São Vicente.
Sobre os autores
Ricardo Soares
Nasceu na cidade de Setúbal, em 1974, residindo no concelho de Vila do Bispo desde 2014. É arqueólogo, museólogo, espeleólogo e fotógrafo. Ao serviço do município e da Comunidade de Vila do Bispo, numa perspectiva histórica, arqueológica e antropológica, dedicou a última década à incessante investigação da sequência de ocupação humana do território de Sagres, antiga finisterra mediterrânica. Tem promovido e participado em diversos projetos e iniciativas de educação, comunicação e partilha patrimonial, sobretudo dedicados à Comunidade Local e aos mais jovens. Foi responsável pelo projeto museológico do Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, aberto ao público em janeiro de 2024. Explora a escrita e a fotografia como métodos de registo do Tempo e do Espaço, suportes de memórias visuais e de reflexões científicas e linguagens de expressão artística e de comunicação metafísica.
Ana Bellande
Nasceu em 1974, em Buenos Aires. Estudou Belas Artes, onde conheceu a gravura e se apaixonou por essa técnica, especialmente pela gravura em relevo. Desenvolve o seu trabalho artístico nesse campo, explorando as relações sociais, grupos vulneráveis ou em transição, e as paisagens que os determinam e configuram. Ana Bellande dedica-se também à ilustração, tanto no campo editorial quanto em projetos artísticos. É professora de artes plásticas, ajudando na experimentação e exploração do potencial expressivo de cada aluno.
