«Incêndio dominado». Às 21h33 de domingo, 4 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Monchique Rui André, anunciava que o fogo que lavra desde a tarde de sábado no concelho, está, por fim, controlado pelos soldados da paz.
«Apesar de ainda ser necessário um trabalho muito importante durante as próximas horas e o dia de amanhã, finalmente os muitos meios no terreno acabaram por levar vencidas as chamas que puseram à prova a capacidade de entrega e abnegação por parte de todos os intervenientes no seu combate», sublinha o autarca.
Numa «mobilização invulgar, estiveram no teatro de operações, 122 veículos e 415 operacionais, a que se juntaram cinco máquinas de rasto; quatro aviões; um Beriev russo e quatro helicópteros; Bombeiros de todo o Algarve; equipas de reforço de Bombeiros de Lisboa, Évora e Beja; três pelotões militares do Exército português; Autoridade Nacional de Proteção Civil; Recursos materiais e humanos dos Serviços de Proteção Civil de Monchique, Portimão e Silves; Guarda Nacional Republicana; GIPS; Polícia Judiciária; ER1 da Força Aérea; Afocelca; Sapadores florestais; Várias autoridades e população que colaborou nas ações e em todo o trabalho de apoio às operações», enumerou o edil no seu perfil de facebook, uma vez que neste momento está de regresso da Itália ao Algarve.
«A todos o meu sentido MUITO OBRIGADO! Um agradecimento também especial a todos aqueles que durante estes dias demonstraram a sua solidariedade e disponibilidade de apoio, com especial atenção a um amigo que acompanhou sempre atento e preocupado e me manifestou preocupação com a situação ao longo de todo o dia de hoje. Obrigado Professor Marcelo Rebelo de Sousa, Senhor Presidente da República pelas suas palavras de encorajamento e preocupação», sublinhou Rui André.

