Um homem de 36 anos que permanecia ilegal no país foi detido em Aljezur pela GNR, depois de ter sido notificado há cinco anos para abandonar Portugal.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na quarta-feira, dia 21 de maio, em Aljezur, um homem por permanência ilegal em Portugal, que já incumprira uma notificação emitida há cinco anos para abandonar voluntariamente o país, anunciou hoje a corporação policial em comunicado.
A detenção foi feita por militares do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração (NFTI) de Portimão da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR e o detido, com 36 anos, foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal de Lagos, informou a GNR no mesmo documento.
A força de segurança salientou que a detenção foi feita durante uma operação de fiscalização realizada em coordenação com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no concelho de Aljezur, depois de os militares da GNR terem confirmado que «o cidadão em causa não possuía qualquer título ou autorização de residência válidos que legitimassem a sua permanência em Portugal» e estava em situação irregular no país.
«Importa referir que o indivíduo em questão tinha sido notificado, a 28 de setembro de 2020, para abandonar voluntariamente o território nacional, notificação essa que não cumpriu até à presente data», salientou a corporação policial.
A UCCF da GNR esclareceu ainda que, entre as suas missões, estão a «o controlo da entrada, a deteção de permanência e atividades de cidadãos estrangeiros» em Portugal.
A «vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres» também estão entre as suas atribuições, acrescentou.