O 28.º Festival da Sardinha registou 133.404 entradas no pórtico do evento, na zona ribeirinha de Portimão, tendo o concerto dos Delfins juntado o maior número de pessoas consecutivas.
A edição deste ano do Festival da Sardinha de Portimão, que se realizou de 30 de julho a 4 de agosto, bateu todos os máximos de visitas, com os pórticos do evento a registarem 133.404 entradas.
O dia com maior afluência ao recinto foi o domingo, dia 4 de agosto, com o registo de 28.031 entradas, verificando-se um pico de permanência às 22h45, quando foram contabilizadas 14.579 pessoas, muitas das quais a quererem assistir ao concerto dos Delfins, em digressão nacional para comemorar 40 anos de sucessos.
Durante os seis dias de um dos principais eventos gastronómico do Algarve, e um dos mais emblemáticos do país, na 28.ª edição foram consumidos 2.210 quilos de sardinha, confecionadas pelas cinco coletividades do concelho que marcaram presença no certame.
De referir que estes números não contabilizam os largos milhares de pessoas que frequentaram os restaurantes aderentes e os diversos espaços de animação espalhados por toda a zona ribeirinha da cidade centenária.
Saliente-se ainda o facto de que, desde 2022, o Festival da Sardinha é um evento sustentável, pelo que este ano foram «desviados» do aterro sanitário, com o empenho de todos os envolvidos, um total de 5.650 quilogramas (kg) de matéria, que voltará a entrar no sistema circular de produção, nas seguintes quantidades: orgânicos – 4.300 kg; papel/cartão – 560 kg; plástico/metal – 680 kg; vidro – 110 kg.
Segundo dados apurados pela EMARP – Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão, também foram enviados para o aterro 8.200 kg de indiferenciados.
O Festival da Sardinha regressará em 2025 à zona ribeirinha de Portimão, realizando-se de 5 a 10 de agosto.

