A viabilidade da criação de dois canis intermunicipais no Algarve, um no Barlavento e outro no Sotavento, está a ser estuda pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL-CI), entidade que avançará em breve com um estudo económico-financeiro. Este organismo que agrega os 16 concelhos algarvios quer solucionar o problema do elevado número de animais abandonados, criando forma de os acolher com dignidade, em espaços otimizados para a adoção dos mesmos por parte da população.
O estudo da AMAL-CI definirá ainda o modelo de gestão «adequado para uma estrutura com estas valências e a articulação com o movimento associativo de defesa dos animais», segundo divulgado em nota de imprensa, na sexta-feira, 4 de novembro.
No Barlavento ainda não foi definida uma localização específica, mas no caso do Sotavento este equipamento está previsto para Alcoutim, num terreno cedido pela Câmara Municipal. O espaço é isolado para que não cause incómodo na envolvente, opção que já está a ser criticada.
Há quem pense que se trata de um «campo de concentração» para os animais, longe da vista dos algarvios. A AMAL-CI deixa claro que «esta infraestrutura, além de resolver um problema emergente de defesa dos animais, vem trazer a Alcoutim mais emprego e centralidade numa questão que diz respeito a todos», salienta o autarca Osvaldo Gonçalves.
«A gestão destas unidades será partilhada pelos municípios que integram cada uma das zonas onde ficarão instalados os canis, tendo os autarcas demonstrado uma grande atitude colaborativa e empenhada, apresentando este projeto como modelar para a região», assegura a Comunidade Intermunicipal. Este futuros canis são encarados pelos presidentes de Câmara como contributos para a redução do número de animais abandonados nos concelhos, e, por consequência, uma medida que preserva a saúde pública de toda a região.