A Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve organiza o segundo Encontro Científico – Enfermagem Para Todos, em Portimão.
Sob a coordenação e supervisão da professora doutora Cláudia Jorge de Sousa Oliveira, os estudantes do 3.º ano do Ciclo de Estudos em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve (ESSJPA), organizam a segunda edição do Encontro Científico – Enfermagem Para Todos, a ter lugar na sexta-feira, dia 26 de janeiro, no Museu de Portimão.
O tema abordado este ano será «Enfermagem Médico-Cirúrgica: Partilhar no presente… para construir o futuro» e tem como propósito a partilha de conhecimento baseado em evidência científica no âmbito da disciplina de Enfermagem, e com consequência, a melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem prestados à comunidade, bem como o aperfeiçoamento na formação de futuros enfermeiros e a promoção da literacia em saúde na comunidade envolvente.
O referido encontro terá duas componentes: a primeira, dedicada a proporcionar um dia repleto de aprendizagens através de uma dinâmica de workshops pré-congresso, com enfoque em temáticas bastante atuais no exercício de enfermagem, será realizada no dia 25 de janeiro, nas instalações da ESSJPA, com a realização de workshops ao longo de todo o dia.
A segunda componente será a realização do Congresso no Museu de Portimão, no dia 26 de janeiro, «cuja programação conta com a participação de excelentes profissionais da saúde, mestres e doutores de renome e referência na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica e de especialidades, e que contribuirão para a partilha de conhecimentos e construção de novos saberes acerca dos temas propostos para o evento».
A sessão de abertura contará com a presença da vereadora da Câmara Municipal Portimão Teresa Mendes, e de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.
Para a sessão de encerramento estarão presentes Sérgio Branco, presidente da Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Silva, diretor no Grupo HPA Saúde, Clementina Nogueira, presidente de Campus e diretora da ESSJPA e Mariana Santos, enfermeira e membro do concelho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O evento assume também uma responsabilidade educativa em outras vertentes, de cariz cultural e apresentará, com a Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA), a mostra fotográfica «Insulina: 100 Anos de Vida», desenvolvida em parceria com o CHUA.
A exposição celebra a comemoração dos 100 anos do aparecimento da insulina com retratos que dignificam os profissionais de saúde e apresentam as pessoas com patologia diabética de forma humanizada e com grande poder de representatividade na sociedade.
O evento é de caráter educativo e gratuito, não havendo qualquer custo para a realização de inscrição em quaisquer das atividades propostas.
As inscrições são limitadas e obrigatórias aqui.
O programa pode ser consultado aqui.