Loulé homenageou Joaquim Guerreiro, criador do Festival MED, numa noite marcada por memória, música e concerto dos ÃO.
A Câmara Municipal de Loulé homenageou Joaquim Guerreiro, criador e primeiro diretor do Festival MED, durante a noite de apresentação do MED’26, no sábado, dia 24 de maio, no Cineteatro Louletano.
Joaquim Guerreiro teve um papel determinante na programação cultural do município ao longo de 12 anos, tendo exercido funções como chefe de gabinete e vereador da Cultura entre 2001 e 2013.
O presidente da Câmara Municipal, Telmo Pinto, afirmou que a homenagem era «uma vontade antiga» da comunidade e se tornou uma prioridade desde que assumiu a presidência da autarquia.
O autarca destacou o contributo de Joaquim Guerreiro para a afirmação cultural de Loulé, recordando que o Festival MED nasceu numa altura em que não era evidente que uma cidade afastada do litoral pudesse integrar a rota dos grandes eventos internacionais de world music.
«O Joaquim ousou fazê-lo!», afirmou Telmo Pinto, considerando que o Festival MED é hoje uma referência internacional e ajudou a projetar Loulé, atrair visitantes, valorizar o centro histórico e afirmar a cultura como motor de desenvolvimento.
No final da homenagem, a autarquia entregou à família de Joaquim Guerreiro uma peça criada por designers do Loulé Criativo, com o símbolo do MED e a inscrição «Um legado intemporal de Loulé para o Mundo. Obrigado, Joaquim!».

A noite ficou ainda marcada pelo concerto dos ÃO, banda belga anunciada como primeira confirmação para o Festival MED 2027.
O grupo apresentou em Loulé temas marcados pela eletrónica, art pop, saudosismo e música latina alternativa, com a vocalista Brenda Corijn a cruzar canções em português e inglês, inspirada pelas suas raízes moçambicanas e portuguesas.
O concerto serviu também de apresentação ao álbum «Malandra», lançado em fevereiro, e antecipou o regresso dos ÃO ao Festival MED em 2027.