Para complementar o Espaço Memória do Município e assinalar os 114 anos da Implantação da República, São Brás de Alportel vai inaugurar a Galeria de Presidentes do Município.
O município de São Brás de Alportel celebra o 114.º aniversário da Implantação da República, no sábado, dia 5 de outubro, com a inauguração da Galeria de Presidentes do Município, que foi fundado em 1914, «filho» da República.
As cerimónias têm início às 10h00 com o Hastear da Bandeira Nacional pelo Corpo de Bombeiros de São Brás de Alportel ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.
O programa tem continuidade, pelas 10h10, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde terá lugar a sessão solene comemorativa, que integrará a inauguração da Galeria de Presidentes, que pretende prestar tributo às personalidades, que lideraram o município, nos seus diversos órgãos autárquicos, desde 1914.
Na totalidade, são meia centena de cidadãos que serão homenageados, onde se incluem os administradores do concelho (de 1914 a 1934), os presidentes da comissão executiva que funcionou até à instauração da ditadura militar, ou seja, de 1914 até 1926; os presidentes da Câmara Municipal (de 1914 até à atualidade) e ainda os presidentes da Assembleia Municipal, órgão autárquico que surgiu após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
A comunidade está convidada a participar nas comemorações da Implantação da República, data importante para Portugal e com particular relevância para São Brás de Alportel, uma vez que foi passo decisivo para a elevação do território, na altura integrado no concelho de Faro, a concelho com identidade e gestão próprias em 1914.
O são-brasense João Rosa Beatriz teve um papel decisivo na criação e desenvolvimento do concelho, pois conseguiu entre os republicanos o apoio necessário ao nível político e local para a autonomia do município.
«O seu empenho motivou a sua eleição como primeiro administrador do concelho», recorda a autarquia.
Uma personalidade que pode ser conhecida com maior pormenor na exposição permanente patente no Espaço Memória, instalado no primeiro andar da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
A Galeria de Presidentes do Município, enquanto novo elemento de interesse patrimonial e turístico, de visita aberta ao público, vem complementar o Espaço Memória do Município, enriquecendo a Rota Memória de São Brás de Alportel.






