A ULS do Algarve deu início ao projeto «oncoSEGUE» com o objetivo de prestar cuidados a doentes oncológicos de forma mais próxima e rápida.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve iniciou na quarta-feira, dia 18 de setembro, na área do Barlavento, o projeto «oncoSEGUE», iniciativa que visa a realização de consultas de oncologia médica, tratamentos oncológicos com medicação injetável e oral, discussão de casos clínicos com os médicos de Medicina Geral e Familiar, bem como a articulação dos Cuidados Paliativos Hospitalares e Comunitários.
Como explica a equipa, esta iniciativa tem como objetivos diminuir o tempo desde o diagnóstico/suspeita de doença oncológica até à primeira consulta hospitalar; permitir que os doentes de baixo risco possam fazer o seguimento de proximidade com o seu médico de família; evitando assim deslocações ao hospital; colher análises no Centro de Saúde que serão processadas na Unidade Hospitalar de Portimão; e fazer a articulação entre Cuidados Paliativos Hospitalares e Comunitários, evitando as deslocações destes doentes para otimização de terapêutica.
«Iremos reduzir o número de deslocações dos doentes e familiares a unidades hospitalares, aumentando a proximidade dos cuidados, reduzindo custos de transporte, absentismo laboral dos familiares, e sobretudo iremos garantir melhores cuidados aos doentes com aumento da sua satisfação», refere José Manuel Almeida, diretor clínico, sublinhando que o projeto «oncoSEGUE» representa «o cumprimento da missão da ULS do Algarve nas questões de integração de cuidados e proximidade com os cidadãos».
O projeto iniciou a 18 de setembro, em Aljezur, e a partir dessa data decorre, semanalmente, às terças-feiras, no Hospital das Terras do Infante, em Lagos. Além disso, está ainda marcada a sua realização às quartas-feiras em Monchique e Silves, de forma alternada, bem como às quintas-feiras, em Aljezur e Vila do Bispo, no mesmo sistema.
O «OncoSEGUE» é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos.