A Associação de Estudantes da Escola Secundaria de Silves em conjunto com outras associações de estudantes do país, esta a apoiar e a promover um abaixo-assinado lançado no passado dia 13 de outubro, pelos estudantes da Escola Secundaria de Santa Maria (Sintra), abaixo-assinado este que visa «a exigência da Escola a que temos direito: Pública, Gratuita e de Qualidade».
«O início do ano letivo 2015/2016 vem reforçar e comprovar a ideia de que a situação politica do nosso país se mantem inalterada, significando que á semelhança dos anos anteriores, continuamos a estudar em escolas que não garantem a educação a que temos direito», reivindicam os estudantes.
«Continuam a dizer-nos que não há dinheiro para a educação, mas ainda recentemente o governo avançou com a ideia de atribuir 300 milhões de euros para o ensino privado! Não nos enganam mais, há dinheiro e nos exigimos que seja para a efetivação da educação a que temos direito: Pública e gratuita. Apesar de toda esta ofensiva infligida á Escola Publica, os estudantes de diferentes escolas do país continuam a lutar pelo que sabem ser o seu direito», argumentam em nota de imprensa assinada por Marlene Santiago, secretária da Associação de Estudantes da Escola Secundaria de Silves
Tal como nas outras escolas do país também os estudantes da escola Secundaria de Silves defendem e reivindicam direitos como a reposição do desconto de 25 por cento no Passe Escolar 4_18; o aumento dos apoios da ação social escolar; a redução do número de alunos por turma; a colocação atempada de professores e funcionários, com vista o normal funcionamento das aulas e das escolas, e finalmente, a colocação de cacifos para todos os estudantes.