De 5 a 31 de outubro, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe a Exposição “A Dança do Existir”. Trata-se de uma retrospetiva, em imagens, do trabalho coreográfico de Vera Mantero.
Destacada coreógrafa portuguesa que durante duas décadas apresentou em Loulé, no âmbito do “a sul”, Festival Internacional de Dança Contemporânea, grande parte da sua obra.
Esta será uma oportunidade única de rever (para os adultos) e de dar a conhecer ao público mais jovem o percurso e o discurso artístico de uma das mais interessantes e interventoras criadoras portuguesas do nosso tempo. São cerca de 80 fotografias, 30 traçando o percurso da coreógrafa, das suas primeiras criações às mais recentes.
A Exposição integra ainda um centro de documentação temporário, um espaço transdisciplinar que faculta aos visitantes/espetadores uma aproximação a várias vertentes do trabalho de Vera Mantero.
Vera Mantero estudou dança clássica e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Começou a sua carreira coreográfica em 1987 e, desde 1991, tem mostrado o seu trabalho por todo o mundo.
A última vez que trabalhou no Algarve foi em 2012, a convite do festival «Encontros do DeVIR», promovido pela associação homónima, que também gere e promove o Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPa), em Faro. Da sua residência criativa nesse espaço, nasceu o trabalho «Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional», considerado um dos melhores espetáculos de 2014 pela imprensa brasileira.
Esta iniciativa é uma organização com junta da Câmara Municipal de Loulé e DeVIR – Associação de Atividades Culturais. A entrada é livre.