Cerca de 750 crianças de oito concelhos do Algarve estiveram na última jornada dos XVI Jogos de Quelfes, em São Brás de Alportel, onde experimentaram oito modalidades olímpicas.
Num ambiente de alegria, união e celebração da paz, São Brás de Alportel foi o palco da jornada «Atlima», que encerrou com entusiasmo a XVI edição dos Jogos de Quelfes, a 21 de maio.
Cerca de 750 crianças, pertencentes a 30 diferentes turmas e provenientes de oito concelhos do Algarve (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira) participaram numa vibrante jornada de convívio e de experiências desportivas, em prol da vivência do verdadeiro espírito olímpico e dos seus valores de cooperação, respeito e solidariedade.
Ao longo do dia, os jovens atletas tiveram a oportunidade de experimentar oito modalidades olímpicas: andebol, atletismo, basquetebol, futebol, golfe, rugby, ténis e tiro ao arco.
As atividades decorreram no Parque Desportivo Municipal de São Brás de Alportel, nomeadamente no Polidesportivo, Campo de Futebol Sintético, Campo de Basquetebol, Complexo de Ténis e Campos de Petanca, e também no recinto desportivo da Escola Secundária José Belchior Viegas.
A cerimónia de abertura da jornada «Atlima» dos Jogos de Quelfes contou com a presença de muitas entidades, numa celebração marcada pela partilha de valores e pelo espírito olímpico.
Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, declarou oficialmente abertos os jogos, num momento carregado de simbolismo, evocando a essência da paz, da amizade e da harmonia que se fazia sentir no ar.
«Nos Jogos de Quelfes, como nos jogos Olímpicos, o desporto ultrapassa barreiras e une corações, inspirando todos a viverem num ambiente de paz, como aquele que desejamos para o mundo», afirmou, deixando agradecimento a todos quantos se envolveram nesta realização, muito especialmente todo o empenho do Gabinete Municipal de Desporto.
«Atividades como esta são fundamentais para cultivar o gosto pela prática desportiva, o espírito de equipa e os valores olímpicos nas novas gerações», recordou também Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que aproveitou para felicitar o município pela forma calorosa e eficiente com que acolheu o evento.
Gustavo Marques, mentor e fundador dos Jogos de Quelfes e representante da Academia Olímpica de Portugal, destacou com entusiasmo o crescimento contínuo da iniciativa: «é muito gratificante ver os Jogos de Quelfes a crescer e a proporcionar estas oportunidades aos jovens».
Na cerimónia estiveram também representantes da Junta de Freguesia, Agrupamentos de escolas e entidades locais, demonstrando o profundo envolvimento da comunidade nesta grande celebração do desporto e da cidadania.
Marcaram ainda presença diversas associações locais e federações nacionais, proporcionando às crianças a oportunidade de aceder às diferentes modalidades desportivas e aos respetivos ensinamentos.
Os Jogos de Quelfes tiveram início a 15 de maio, com a primeira jornada em Ayamonte (Espanha), o «Desafio dos Deuses». Seguiu-se depois a segunda jornada, em São Brás de Alportel, no dia 21 de maio.
No total, participaram nas duas iniciativas 44 turmas de várias regiões, incluindo Algarve, Alentejo, Área Metropolitana de Lisboa e Andaluzia, reforçando o carácter ibérico e multicultural desta iniciativa.
Ao acolher uma vez mais esta importante jornada, o município de São Brás de Alportel «pretende reafirmar-se como exemplo de boas práticas, ao serviço de uma comunidade mais ativa, saudável e coesa, onde o desporto é motor de inclusão, crescimento e partilha».







