O Poliempreende, o maior concurso de empreendedorismo do ensino superior politécnico, será dinamizado pela Universidade do Algarve (UAlg) em 2025.
A Universidade do Algarve vai coordenar a 22.ª edição do Poliempreende, a maior iniciativa nacional de empreendedorismo no ensino superior politécnico. O concurso promove a criação de ideias e planos de negócio, incentiva a inovação, a criação de empresas e o desenvolvimento regional, envolvendo estudantes, diplomados, docentes e parceiros externos.
A bandeira do Poliempreende foi entregue à UAlg durante a 21.ª edição do concurso, que decorreu entre 1 e 5 de setembro na Universidade de Aveiro.
Promovido por uma rede que integra institutos politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas de universidades portuguesas, o concurso desenrola-se em duas fases. Numa primeira etapa, cada instituição organiza oficinas de capacitação e seleciona os projetos mais promissores. Na fase nacional, os vencedores regionais apresentam as suas propostas a um júri nacional, que decide os principais prémios.
Na UAlg, a iniciativa é dinamizada pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, que tem reforçado a ligação entre a academia, o tecido empresarial e a sociedade.