A Escola Secundária foi o local escolhido para se assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais, em Loulé, numa iniciativa que reuniu várias entidades.
A Câmara Municipal de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e em parceria com a Escola Secundária de Loulé, assinalou, no dia 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais. com iniciativas realizadas neste estabelecimento de ensino.
No recinto da escola, esteve patente uma exposição de meios e agentes de Proteção Civil.
Foi igualmente projetado o documentário «A Grande Onda», que mergulha na história, na ciência e nas emoções em torno de um dos fenómenos naturais mais poderosos do Planeta – o sismo seguido de tsunami e que refere a vulnerabilidade da costa algravia e do concelho de Loulé.
A iniciativa reuniu várias entidades ligadas ao sistema de proteção e socorro, entre elas a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto de Emergência Médica (INEM), a Guarda Nacional Republicana (GNR) na sua várias valências, nomeadamente a Unidade de Controlo Costeiro, a Unidade Emergência Proteção e Socorro e o programa a Escola Segura, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, os Bombeiros Municipais de Loulé, a Associação Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Os alunos do Curso Técnico de Proteção Civil da Escola, dos 10.º, 11.º e 12.º anos, tiveram um papel ativo na organização e dinamização da atividade, pois foram responsáveis pela apresentação dos agentes de proteção civil às restantes turmas, bem como por demonstrações práticas sobre as funcionalidades da Unidade Móvel e do equipamento utilizado pelos Sapadores Florestais e pela Equipa Municipal de Intervenção Florestal.
Instituído pelas Nações Unidas em 1989, o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais tem como objetivo alertar governos, organizações e cidadãos para a importância da prevenção e mitigação dos riscos, promovendo comunidades mais resilientes e preparadas para responder a situações de emergência.
Com esta ação, a Câmara Municipal de Loulé «pretende reforçar a sensibilização e o envolvimento da comunidade escolar na promoção de uma cultura de segurança e prevenção, fomentando momentos de aprendizagem e partilha em prol do bem comum», aponta.
