São Brás de Alportel está a distribuir, de forma gratuita, uma peça de fruta duas vezes por semana, aos alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, no âmbito do programa «Regime de Fruta Escolar».
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel continua a apostar no incentivo de consumo de fruta junto dos mais pequenos, nomeadamente dos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
Recorde-se que no ano letivo 2018/19 o município voltou a aderir ao programa «Regime de Fruta Escolar» da responsabilidade dos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da Saúde e da Educação.
Uma vez que a promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola são um fator determinante para a obtenção de resultados sustentáveis a longo prazo na luta contra a obesidade e na saúde em geral, no ano letivo 2021/22, a autarquia decidiu alargar esta medida às crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho.
Os resultados positivos obtidos incentivaram o município e o Agrupamento a manter esta medida.
O «Regime de Fruta Escolar» é uma iniciativa de âmbito europeu que pretende, com a distribuição gratuita de uma peça de fruta duas vezes por semana, promover hábitos alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição de «lanches» de fraca qualidade alimentar.
O programa prevê ainda a implementação de medidas de acompanhamento articuladas anualmente com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, promover iniciativas educativas e de sensibilização e garantir a eficácia do programa e reforçar a importância do consumo de frutas e hortícolas.
Foto: Bonnie Kittle / Unsplash.