Assinala-se nesta quarta-feira, dia 14 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes. Nesse âmbito, o Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), lança um desafio à população portuguesa: «O desafio passa por convidar as famílias a realizar uma experiência de um dia em que não consumam alimentos açucarados, tais como bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre muitos outros», explica Estevão Pape, coordenador do NEDM.
O objetivo passa por sensibilizar a população para os perigos do açúcar de uma forma interativa, levando a que os portugueses experimentem um estilo de alimentação mais saudável, de modo a reduzir o risco de desenvolver diabetes, uma doença que afeta, segundo o Observatório da Diabetes em Portugal, 1 milhão de portugueses, dos quais 500 mil não sabem que têm a doença. No panorama mundial, cerca de 500 milhões de pessoas estão diagnosticadas com diabetes, um número que se prevê vir a aumentar exponencialmente nos próximos anos.
Para João Araújo Correia, presidente da SPMI, «através destas ações de consciencialização da população, conseguimos não só contribuir para uma melhoria da saúde de todos nós, como inclusive destacamos o papel do especialista de Medicina Interna no contexto hospitalar e na promoção da discussão pública e científica ligada às diversas temáticas da saúde».
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), e que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos. As suas consequências a longo prazo são diversas – maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o enfarte agudo do miocárdio ou a angina de peito, insuficiência renal e cegueira.