O ano letivo 2024/2025 arrancou em Monchique com a entrega de cadernos de atividades a todos os alunos e o investimento na requalificação de edifícios escolares.
O executivo municipal, acompanhado pela direção do Agrupamento de Escolas de Monchique, deslocou-se na manhã de sexta-feira, dia 13 de setembro, a todas as escolas do agrupamento, onde entregou os cadernos de atividades aos alunos, assinalando deste modo o arranque do ano letivo 2024/2025.
Os cadernos de atividades, que motivaram o ato simbólico do início do ano letivo, são um exemplo do investimento da Câmara Municipal de Monchique na área da Educação.
A oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do concelho matriculados nos ensinos básico e secundário ascende a 25 mil euros, a par de outras iniciativas como é o caso, a título de exemplo, da colocação de velas de sombra tensionadas no Parque Escolar da Pré-Primária de Monchique no valor de 16.851 euros.
Ainda assim, são as empreitadas em curso que representam o maior investimento, como é o caso da Requalificação da Escola E.B. Manuel do Nascimento – fase 1, em Monchique, com financiamento Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no montante de 8.100.000 euros, que vai modernizar e dotar aquele equipamento de melhores condições para a prossecução do ensino.
Outro exemplo é a Requalificação do edifício escolar de Marmelete e Parque Infantil, adjudicada por 361.990 euros. Acresce ainda o necessário aluguer de edifícios modulares para garantir o funcionamento dos 2.º e 3.º ciclos, com um custo superior a 180 mil euros.
Estas duas significativas intervenções só no atual mandato foram desbloqueadas e iniciadas, atenta a importância que os equipamentos têm para a população e para o território.
A aposta na Educação levada a cabo pelo município é ainda reforçada com as melhorias introduzidas na requalificação de espaços, na modernização do sistema de pagamentos, na aquisição de novos equipamentos, no transporte escolar, afetando novas viaturas e reforço de profissionais, na oferta de 50 bolsas de estudo para estudantes no ensino superior, na integração de estágios em parceria com diversas entidades, nomeadamente universidades portuguesas e estrangeiras, escolas e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), entre outras.
Salienta-se também a criação da Assembleia Municipal Jovem a qual se assume como um incentivo à participação cívica da comunidade escolar.
O município aproveita o ensejo «para lamentar os constrangimentos que as obras possam causar, agradecendo a compreensão e a cooperação da Direção do Agrupamento, dos docentes, trabalhadores, dos encarregados de educação, estudantes e das entidades parceiras. Monchique expressa os votos de um excelente ano letivo a toda a comunidade», aponta a edilidade.
