Margarida Blasco, ministra da Administração Interna (MAI), defendeu hoje em Faro que o programa «Verão Seguro 2024» irá dar «mais e melhores» condições de segurança aos turistas nacionais e estrangeiros.
Margarida Blasco sublinhou que a operação «Verão Seguro 2024» irá «proporcionar mais e melhor condições de segurança e de proteção aos cidadãos ou àqueles que escolheram Portugal» para passarem as suas férias de verão.
A responsável governamental presidiu esta manhã à apresentação do Programa «Verão Seguro 2024», em vigor entre 15 de junho e 15 de setembro, feito pelas principais autoridades de segurança e de proteção civil do país.
A ministra da Administração Interna realçou a importância de PSP, GNR e Proteção Civil promoverem «respostas mais integradas neste período», realizarem um «trabalho colaborativo» e desenvolverem «ações coordenadas e complementares».
Esta operação repete-se todos os anos durante o verão, altura em que há um crescente número de turistas nas zonas na área de responsabilidade territorial destas forças, como no Algarve, onde se regista um aumento substancial de população.
O programa Verão Seguro realizava-se apenas no Algarve, mas em 2023 foi alargado a Lisboa, Porto e praias com maior pressão turística, devido ao aumento de turistas e à Jornada Mundial da Juventude.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai, por exemplo, reforçar o patrulhamento, apoio e fiscalização, sobretudo em zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas.
As ações da Guarda abrangem os locais de veraneio, eventos, os estabelecimentos e locais de diversão noturna, os principais eixos rodoviários, fronteiras, residências e proteção da floresta.
Por seu lado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem como objetivo aumentar o sentimento de segurança da população na época estival, concentrando a sua capacidade operacional em zonas balneares, turísticas e comerciais, zonas de diversão noturna, áreas residenciais e principais eixos rodoviários, especialmente aqueles que servem as zonas balneares e nos quais se verifica um maior afluxo de pessoas e viaturas, bem como um maior número de utilizadores dos transportes públicos.
Margarida Blasco escusou-se a falar sobre as negociações com os sindicatos da PSP e associações da GNR, apesar da insistência dos jornalistas, limitando-se a repetir que só irá abordar esse tema com a comunicação social depois da reunião entre as duas partes prevista para 9 de julho próximo.
Foto: Bruno Filipe Pires.