Todas as escolas de 1.º ciclo de Loulé, num total de 44 estabelecimentos e 1100 alunos, foram alvo de uma campanha de sensibilização para a poupança de água.
No âmbito das suas políticas de sustentabilidade, a Câmara Municipal de Loulé promoveu uma ação de sensibilização dirigida às crianças do ensino pré-escolar e de 1.º ciclo, para a importância da água e a necessidade de «poupar todas as gotas».
A campanha começou em outubro de 2024, no seguimento do Dia Nacional da Água, e passou por uma estratégia para chegar ao maior número possível de crianças, através da apresentação do livro infantil «Eu Sou Vida».
As sessões decorreram em todas as escolas de 1.º ciclo do município, num total de 44 estabelecimentos de ensino e 1100 alunos, uma apresentação dinamizada pela escritora Susana Jorge com o apoio da autarquia.
Ainda seguindo uma visão estratégica de sensibilização, a Câmara Municipal de Loulé, divulgou o vídeo «Aqualou – a Importância da Água», destinada a todas as crianças e famílias.
O vídeo e mais informações sobre esta iniciativa encontram-se disponíveis nas redes sociais Loulé Jovem e Loulé Cidade Educadora.
«Sendo esta uma questão primordial nos eixos de intervenção do município, e fulcral no que concerne à gestão dos recursos naturais, pretendeu a Câmara Municipal de Loulé chegar aos públicos mais novos», justifica a autarquia.
Esta ação envolveu 6459 crianças, do ensino privado, público e social.
«Num presente pautado pelas alterações climáticas e pelo impacto no nosso dia-a-dia, nomeadamente a seca e a escassez de água, o município de Loulé considera prioritário que as gerações vindouras sejam obreiras de uma mudança de atitudes e comportamentos para bem do futuro do Planeta», sublinham ainda os responsáveis municipais.