Iniciativas presenciais foram substituídas por formas de participação alternativas.
A Câmara Municipal de Lagos e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos (CPCJ) voltam a unir-se na campanha de prevenção dos maus tratos na infância, que se realiza ao longo do mês de abril, sob o mote «Serei o que me deres…que seja amor».
Este ano, devido à pandemia e consequente estado de emergência, todas as atividades presenciais foram canceladas, mas a autarquia e a CPCJ não deixam de assinalar a data, continuando a alertar para a temática.
Como proposta de atividade para esta edição, e uma vez que as famílias se encontram em recolhimento, a autarquia propõe a todas as crianças, jovens e às suas famílias, a elaboração de uma ilustração, um poema, ou uma fotografia que tenha como mote o «Laço Azul» (consulte a sua história aqui), como forma de sensibilização para esta problemática.
«Alertar, mexer consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção são alguns dos objetivos deste mês da prevenção dos maus tratos na infância», explica a autarquia lacobrigense, acrescentando que «é cada vez mais importante e urgente sensibilizar o país e as famílias, para a necessidade de cuidar e proteger os mais novos, combatendo práticas violentas, sejam elas físicas ou psicológicas».
A CPCJ de Lagos e a Câmara Municipal deixam o alerta para todos os cidadãos: «estejam atentos e denunciem situações de maus tratos evitando que, nesta fase, crianças e jovens estejam desprotegidos».