A redução de custos e o aumento da eficiência dos serviços estão na ordem do dia, por isso a autarquia considera prioritário dotar os serviços com as ferramentas necessárias para atingir os objetivos A Câmara Municipal de Lagoa iniciou um projeto experimental e pioneiro no Algarve, em colaboração com a empresa Solim, com a instalação de um sistema de gestão de resíduos urbanos, em duas viaturas de recolha de lixo e em duas viaturas de recolha de monos e verdes. O novo sistema é constituído por sensores de basculamento dos contentores, sensor de localização geográfica, monitor de visualização dos circuitos, bem como recolha de toda a informação e software de gestão de todo o sistema. Para já, a autarquia está a levar a cabo uma fase experimental com a duração prevista de dois meses, após a qual espera tirar as conclusões em relação às funções e vantagens deste sistema, avaliando os benefícios que o mesmo trará ao serviço de recolha de resíduos urbanos. A ideia é que a introdução deste sistema reduza os custos operacionais da recolha de resíduos (combustível, manutenção e pessoal), através da otimização dos circuitos de recolha, do aumento da produtividade, da gestão centralizada e mais eficiente dos equipamentos e das equipas de trabalho e da monitorização em tempo real do serviço executado, revela a autarquia em nota de imprensa. Aumentar a qualidade do serviço, impulsionando também a sua eficiência e reduzindo os custos, será o objetivo final da implementação de um sistema deste género.