Representantes da AMAL fazem novas visitas de acompanhamento a obras de reabilitação dos sistemas de abastecimento de água em curso no Algarve.
Representantes da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) realizaram mais uma ação de acompanhamento de três candidaturas, aprovadas e em execução, inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje divulgado.
As visitas, a obras da responsabilidade das entidades gestoras Inframoura e município de Loulé, decorreram em vários pontos do concelho de Loulé, na terça-feira, dia 23 de janeiro.
O grupo visitou a recuperação de dois reservatórios, da responsabilidade da empresa municipal Inframoura: a empreitada de Impermeabilização do Reservatório de água Vila Sol, que se encontra concluída, e a empreitada de Reabilitação da célula 2 do Reservatório de água R6, que está a decorrer.
Ambas as empreitadas estão integradas numa candidatura que ascende a 563 mil euros e que visa, também, a intervenção em 3,9 quilómetros (km) de rede, com o objetivo de atingir uma poupança de água de 29.394 metros cúbicos (m3).
Foram ainda visitadas algumas intervenções da responsabilidade do município de Loulé, neste caso, a melhoria do centro de comandos e sistema de telegestão para a monitorização e controlo ativo de perdas e a monitorização e controlo ativo de perdas de água – criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC) e Zonas de Pressão Controlada (ZPC), em captações de água subterrânea e estações elevatórias.
Estas intervenções somam um investimento de 205 mil euros e a criação de 43 ZMC e 19 ZPC que permitem um melhor conhecimento da rede, assegurando a monitorização e controlo ativo de perdas de água e uma gestão de pressões mais adequada.
Estas visitas são de acompanhamento à execução da medida SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano, que é gerida pela AMAL, ao abrigo do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA).
Foi celebrado um contrato de financiamento no valor 43,9 milhões de euros, com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, para reabilitar os sistemas de abastecimento em baixa, com o objetivo de reduzir as perdas reais de água.
A medida integra três vertentes:
- Requalificação das redes de abastecimento de água;
- Instalação de zonas de medição;
- Controlo e criação de zonas de pressão controlada.
As candidaturas são analisadas e aprovadas pela Comissão de Gestão da medida SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano, que conta com elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve (UAlg).
Até ao momento foram aprovadas 31 candidaturas, sendo que, depois da aprovação e com as empreitadas a decorrer, esta Comissão realiza visitas técnicas de acompanhamento às obras em curso.
No final da execução da medida, em 2026, pretende-se que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa e que se verifique uma redução de 2 hectómetros cúbicos (hm3) na procura de água nos sistemas naturais.
No âmbito deste projeto, a AMAL tem vindo também a desenvolver outras iniciativas, como é o caso de ações de formação sobre redução de perdas de água no setor urbano, dirigidas às 19 entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água em baixa (municípios e empresas municipais).
As últimas visitas decorreram nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, no final de dezembro, tal como o barlavento noticiou.




