Os jovens de Portimão são convidados a participar na criação da nova marca da juventude, num processo que decorrerá até ao outono.
O município de Portimão quer envolver os jovens na criação da nova identidade visual da área da juventude e lançou um questionário para recolher contributos de residentes, estudantes e trabalhadores no concelho com idades entre os 12 e os 30 anos.
A iniciativa é promovida pela Divisão de Desporto e Juventude da autarquia, em parceria com a DYPALL Network, e pretende que os próprios jovens participem na definição da imagem que irá representar as políticas e projetos municipais dirigidos a esta faixa etária.
O questionário estará disponível até ao final de julho e constitui a primeira fase de um processo participativo que visa criar uma marca alinhada com as necessidades, expetativas e aspirações da juventude portimonense.
Esta nova identidade visual complementará a marca já existente para o desporto municipal, assente no conceito «Mais desporto para todos», reforçando a comunicação das iniciativas, programas e equipamentos ligados à juventude.
Além do questionário, durante o mês de julho serão promovidos grupos de discussão (focus groups), em datas a anunciar, para aprofundar a participação dos jovens no desenvolvimento da nova marca.
Entre junho e agosto decorrerá a fase de conceção dos elementos gráficos. A apresentação institucional está prevista para setembro, enquanto o lançamento oficial da marca e da respetiva campanha de divulgação deverá acontecer entre outubro e novembro.
Segundo o município, esta iniciativa integra a estratégia de valorização da juventude local, desenvolvida em articulação com o movimento associativo e outros parceiros do concelho.
O questionário está disponível aqui.