Mãe Soberana regressa a Loulé com milhares de fiéis, procissão e andor levado por oito homens até à Ermida, na Festa Grande.
Loulé celebra, no domingo, dia 19 de abril, a Festa Grande da Mãe Soberana, momento central das celebrações em honra de Nossa Senhora da Piedade, que reúne milhares de fiéis na cidade.
Considerada a maior manifestação religiosa do culto mariano a sul de Fátima, a celebração atrai anualmente visitantes e emigrantes que regressam às suas raízes.
Após duas semanas de permanência da imagem na cidade, desde a Festa Pequena, no Domingo de Páscoa, o regresso da padroeira ao Santuário marca um momento de devoção e união comunitária.
O programa inclui iniciativas no sábado, dia 18 de abril. Às 11h30, realiza-se a bênção dos capacetes. Às 15h00, no Convento de Santo António, Andreia Pintassilgo apresenta uma conferência sobre arte contemporânea e tecnologias digitais aplicadas ao património. Às 22h00, decorre a bênção do Clube Hípico.
No domingo, cerca de mil peregrinos das freguesias do concelho percorrem a pé o caminho até Loulé. Às 10h00, a imagem segue da Igreja Matriz para o Largo do Monumento Engenheiro Duarte Pacheco, onde, às 16h00, é celebrada missa campal.
Segue-se a procissão pelas principais ruas da cidade, com o andor transportado por oito homens, acompanhados pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, entre cânticos e expressões de devoção.
O momento de maior esforço ocorre na subida da ladeira de acesso à Ermida, acompanhada pelo ritmo da música e pelo apoio da multidão.
As celebrações terminam pelas 23h30 com fogo de artifício junto à Ermida.
Com origens no século XVI, o culto à Mãe Soberana mantém-se como um dos principais pilares da identidade de Loulé.
A Festa Grande tem também impacto económico e turístico, com a presença de milhares de visitantes na cidade.