Cerca de 120 pessoas responderam ao desafio da cooperativa Lavar o Mar para criar o espetáculo «E se fizéssemos tudo outra vez», uma celebração aos 50 anos do 25 de Abril. Estreia hoje.
Cerca de 120 pessoas de Aljezur assim como um elenco de atores e bailarinos juntaram-se para criar um espetáculo de celebração da Revolução de Abril, que tomará Aljezur como palco.
«E se fizéssemos tudo outra vez», com 24 horas de duração, estreia hoje, 24 de abril, e prossegue no dia da Revolução dos Cravos. Resulta de um convite do município de Aljezur à Lavrar o Mar, no âmbito do seu programa de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
«E se fizéssemos tudo outra vez» é sobre a democracia e a importância que ela tem nas vidas de todas as pessoas. Uma oportunidade para pensar como as sociedades se têm de voltar a unir em torno da vida coletiva; da vida de partilha sincera e de cuidado pela terra, pela vida vegetal, pelo mar e por todos, animais e humanos; e que, com sabedoria, também saberão, no momento certo, acolher o fim das coisas.
«E se fizéssemos tudo outra vez é um espetáculo de celebração da revolução de Abril, 50 anos depois desse dia maravilhoso na história de Portugal, celebramos a pergunta: Será que temos uma democracia? Será que precisamos de fazer tudo outra vez? Aquilo que o espetáculo propõe é precisamente uma viagem sobre esses pensamentos que nos tomam de assalto num momento tão forte e tão perturbante como é este que estamos a viver aqui e no mundo inteiro. Por isso, é um espetáculo celebratório, que pensa, que tenta olhar para as questões que não estão resolvidas de uma forma positiva, de uma forma atenta, e sobretudo, também procura celebrar o coletivo para lembrar como se estivermos uns com os outros podemos chegar muito mais longe», explica Madalena Victorino, uma das cocriadoras.
Dividido em vários momentos, tudo começa hoje com um «Jantar Revolucionário», já esgotado, e continua no dia 25 de Abril com a apresentação de «Palavras e Pensamentos Revolucionários», às 11h00, no Castelo de Aljezur e ao longo de uma caminhada pelo campo; e à tarde convida-se o público a concentrar-se no Largo 1.º de Maio a partir das 16h00 que será ocupado por «Festa Revolucionária», um momento do espetáculo que incluirá a «Assembleia Popular Revolucionária» e «Danças e Músicas Revolucionárias».
O espetáculo conta com o envolvimento das associações locais:
- Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Aljezur;
- EB 1, 2, 3 de Aljezur;
- Adufeiras de Aljezur;
- Coro da Gente,
- Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur;
- .Coro do Grupo Desportivo Odeceixense.
A entrada é livre.