O Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) vai ser palco, no dia 6 de janeiro, pelas 21h00, da quinta edição do «Cantar das Janeiras», com a presença de um leque variado de grupos de cantares. A apresentação ficará a cargo da locutora Fátima Peres.
Portimão «convida a comunidade a participar neste encontro para ouvir, cantar e celebrar o cântico das janeiras e dos Reis, num ambiente de boa disposição e alegria. O serão terminará com o sabor a bolo-rei e jeropiga, tal como a tradição dita, ficando assim registado um momento festivo e de excelência oferecido pelos cantadores.
A quinta edição do «Cantar das Janeiras» conta com a participação de oito grupos do concelho de Portimão e dos concelhos vizinhos, sendo um exemplo do esforço de preservação das tradições, e de manter vivo o movimento associativo, através dos grupos presentes que utilizarão a sua voz, mas também as violas, os instrumentos de percussão e de cordas.
São eles a Associação do Grupo Coral de Portimão, o Grupo «As Figueirinhas e os Amigos da Figueira», o Grupo de Cantares «Fonte Nova», o Grupo de Cantares da Confraria do Medronho «Os Monchiqueiros», o Grupo de Cantares de Janeiras do Rancho Folclórico do Calvário, o Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa «Estrelas do Barlavento», o Grupo de Cantares do Parchal e a Tuna Sénior do Centro Comunitário de Alvor.
«Cantar as Janeiras» é organizado pela Câmara Municipal de Portimão e tem o patrocínio da cadeia de supermercados Pingo Doce, que oferece o Bolo-rei. A entrada é gratuita, mas deverá levantar bilhete previamente na bilheteira do TEMPO até Sábado, das 13h00 às 17h30, ou no Domingo das 13h00 até à hora do espetáculo.