O segundo Seminário de Sustentabilidade realiza-se no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), na sexta-feira, dia 6 de março.
A iniciativa integra as comemorações do 15.º aniversário da Associação Teia D’Impulsos e é subordinada ao tema «Sustentabilidade no Algarve: Conceitos, Projetos e Boas Práticas». O programa decorre entre as 9h30 e as 16h00, com a sessão da tarde na Escola de Hotelaria de Portimão.
O evento integra o evento Março Jovem 2026 e conta com a parceria do município de Portimão, da Escola de Hotelaria de Portimão e da Bluegarve. O objetivo é apresentar ações concretas, projetos inovadores e boas práticas nas áreas do turismo, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável na região.
As boas-vindas cabem a Luís Brito, presidente da Associação Teia D’Impulsos, e a um representante do executivo da Câmara Municipal de Portimão. A abertura dos trabalhos é assegurada por Ivo Carvalho, com a intervenção «Criar Valor Sustentável: O Algarve na Liderança do Turismo do Futuro».
O primeiro painel, «Estratégias para o Turismo Sustentável no Algarve», reúne Martinho Fortunato, da Marina de Lagos, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, João Marreiros, do Loki Restaurante, e Maria Inês Galvão, do KIPT Colab. Os intervenientes vão apresentar perspectivas e experiências orientadas para um turismo mais equilibrado e responsável.
O segundo painel centra-se na inovação e tecnologia, com intervenções de Pedro Lopes, responsável no Algarve do Grupo Pestana, João Raposo, engenheiro térmico e perito qualificado, fundador da Âmago, e Susana Leonor, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT). O debate aborda soluções de eficiência energética e hídrica e o papel da tecnologia na transição climática.
O terceiro painel dirige-se ao público jovem e apresenta casos práticos de implementação de práticas sustentáveis. Participam David Correia, Hugo Barros, do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, e o designer Rui Barroca. Luís Brito apresenta ainda o contributo da associação na promoção da sustentabilidade na região.
O II Seminário de Sustentabilidade da Teia D’Impulsos é dirigido a cidadãos, estudantes, empresários e profissionais de diversas áreas, oferecendo um espaço de reflexão, partilha de conhecimento e debate sobre soluções que permitam transformar o Algarve num exemplo de sustentabilidade integrada.
A participação é aberta a todos os interessados mas requer inscrição online.