Portimão recebe seis artistas internacionais no VI Simpósio Internacional de Pintura, dedicado à sustentabilidade, entre 9 e 14 de março.
O Museu de Portimão recebe, entre 9 e 14 de março, o VI Simpósio Internacional de Pintura, que reúne seis artistas de renome internacional sob o tema «Sustentabilidade».
Durante seis dias, o hall do Auditório do Museu de Portimão e as zonas exteriores envolventes transformam-se num atelier aberto ao público.
Entre as 09h30 e as 18h00, os visitantes podem acompanhar o processo criativo de pintores vindos do Azerbaijão (Rana Taghiyeva e Tural Moyufov), China (Ge Minyu), Espanha (Manuel Bru), Noruega (Mi Ree Abrahamsen) e Turquia (Orhan Cebrailoglu).

Através da pintura abstrata e contemporânea, os artistas exploram a relação entre criatividade e meio ambiente.
A proposta passa por questionar o impacto humano no planeta e sugerir novas formas de pensar o futuro, com enfoque em temas como alterações climáticas e conservação do património natural.
À semelhança de edições anteriores, o simpósio privilegia o modelo de atelier aberto, que incentiva o diálogo direto entre artistas e público.
A organização destaca a participação da comunidade, em especial dos mais jovens, promovendo o contacto com diferentes perspetivas culturais e processos criativos.
O evento culmina a 14 de março, a partir das 11h00, com uma ação performativa no espaço exterior do museu.
Orhan Cebrailoglu cria uma obra de grandes dimensões ao vivo, numa interação entre música e pintura. A inauguração da exposição das obras produzidas ao longo do simpósio está marcada para as 16h30, no foyer do museu.
O VI Simpósio Internacional de Pintura é produzido pela Associação Cultural Cuneo Sularte, com curadoria de Arlindo Arez e coprodução de Paulo Quaresma, em parceria com o Museu de Portimão e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.
