Plantel da turma de Olhão assinou carta enviada ao craque português.
O Sporting Clube Olhanense prossegue na luta contra a decisão tomada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de promover Futebol Clube de Arouca e Futebol Clube Vizela à Segunda Liga, ignorando Praiense e Olhanense, que lideravam também as suas séries.
Desta vez, o plantel da equipa olhanense uniu-se e assinou uma missiva endereçada ao capitão da Seleção Nacional e atual jogador da Juventus, de Itália – Cristiano Ronaldo.
Na carta, que pode ser lida no Facebook oficial do Olhanense, os jogadores começam por apresentar o emblema algarvio, referindo-se a «um clube algarvio com 108 anos de história, (onde o teu amigo Valdir se iniciou) que, nesta época, participou no Campeonato de Portugal, (o 3º terceiro escalão do futebol português)».
O plantel explica que o envio da carta foi decidido por Cristiano Ronaldo ser «o símbolo máximo mundial dos jogadores. O Deus do futebol português e o modelo de inspiração para qualquer um que joga futebol no nosso país. O mito do Cristiano Ronaldo, cada dia, inspira e mexe as paixões de todos os meninos que praticam o futebol de rua, em todos os bairros portugueses», admitindo que «também nós, como jogadores dos campeonatos menores, somos continuamente inspirados pelos teus esforços e pelo teu heroísmo».
Certos de que o craque da Juventus imagina «o estado emocional em que nós próprios nos encontramos neste momento», os atletas que representam os rubronegros consideram que esta «foi uma grande época», pois «estivemos no primeiro lugar da nossa série em mais de 75 por cento do campeonato», lembrando que «terminámos em primeiro lugar a primeira volta, e estávamos igualmente no primeiro lugar no momento da interrupção dos jogos pela COVID-19».
Entre uma lembrança da convocatória de Leonardo Lelo para a Seleção Nacional sub-20 e uma explicação sobre o funcionamento e regulamento do Campeonato de Portugal, os artistas da bola do Olhanense apresentam ao craque português aquela que foi uma decisão «absurdamente» tomada pela FPF, que «decidiu subir à Segunda Liga as duas equipas com mais pontos das quatro séries».
«Nunca foi o nosso objetivo pontuar mais do que as equipas das outras séries, não era claramente uma ideia que nos passasse pela cabeça dado o desequilíbrio de competitividade entre as séries», recordam os rubro-negros, explicando também que as épocas nunca são planeadas com isso em mente porque, simplesmente, não se enquadra nos regulamentos.
Mas, acusa o Olhanense, «a FPF decidiu assim e falou em mérito desportivo. Portanto o nosso clube foi excluído da subida de divisão porque tinha um ponto a menos que uma outra equipa de uma outra série».
A equipa de Olhão termina a sua carta a Cristiano Ronaldo sensibilizando o craque para a morte «de todos os nossos sonhos, a nossa paixão e a nossa confiança naquele dia em que saiu a inexplicável decisão», rematando com um pedido a um dos melhores jogadores do mundo: «tu sabes melhor do que os outros, capitão, que, sem confiança no futebol verdadeiro irão nascer cada vez menos heróis. E, sem heróis, o futuro dos nossos meninos irá ser muito pior. Ajuda-nos a acreditar que podemos conseguir justiça e a não viver em clima de constante desconfiança».