O vice-presidente da concelhia de Loulé da Juventude Socialista, Mateus Rocha, demitiu-se formalmente em 30 de setembro de 2015, tendo o presidente Hélder Semedo aceitado a mesma hoje, 5 de outubro no final da tarde.
Segundo «fonte próxima da JS Loulé», citada em nota de imprensa, «o pedido de demissão foi apresentado ao líder da JS Loulé no início do verão mas devido aos problemas de saúde do então presidente que esteve internado no hospital durante mais de 6 semanas. Mateus Rocha, de 20 anos, manteve-se em funções até a recuperação total de Semedo».
Na origem da desistência, «segundo a carta de pedido de demissão estará uma divergência de pontos de vista entre Rocha – que é mais de Terceira Via – e Semedo – que é de centro de esquerda – sobre a estratégia a seguir no que toca à condução da maior concelhia do Algarve da JS. Segundo a mesma fonte, o então ex-vice-presidente vai pedir ao Secretariado Nacional a sua exoneração de militante da JS, por não concordar com as linhas ideológicas do Partido Socialista e pelos factos que originaram ao afastamento do então ex-secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro».