José Nascimento leva ao Congresso do PS moção que propõe diversificar a economia do Algarve, apostando na inovação, no mar e na valorização do território.
José Nascimento apresentou uma moção setorial sobre a diversificação da economia do Algarve no XXV Congresso Nacional do Partido Socialista (PS), que decorreu entre os dias 27 e 29 de março de 2026, em Viseu.
A proposta defende a redução da dependência do turismo e o reforço de uma base económica mais diversificada na região.
O presidente da Juventude Socialista (JS) de Loulé propõe medidas como o investimento na inovação e na economia do conhecimento, a valorização dos setores da agricultura, do agroalimentar e da economia do mar, bem como o combate à sazonalidade e à precariedade laboral.
A moção inclui ainda a promoção de emprego qualificado ao longo de todo o ano, a fixação de jovens e o reforço da coesão territorial, com destaque para o interior.
O documento defende também a aposta na cultura e no património, incluindo a valorização da chancela UNESCO.
Para José Nascimento, «diversificar o Algarve não é substituir o turismo, mas sim complementá-lo, garantindo mais oportunidades, maior estabilidade económica e um futuro mais sustentável para as novas gerações».
No congresso, José Nascimento foi eleito membro suplente da Comissão Nacional do Partido Socialista, integrando um órgão com 251 membros.
O dirigente tinha sido previamente eleito delegado pela secção de Loulé, que também elegeu Maria Esteves Lourenço como delegada efetiva.
Fotos: Frederico Raposo.
