Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal de Portimão apresentaram uma proposta na última reunião daquele órgão autárquico, a 11 de setembro, onde defendem a criação de uma aplicação para os transportes públicos no concelho. A moção apresentada foi aprovada por unanimidade, com 23 votos (10 do PS, 4 da coligação Servir Portimão, 3 do PSD, 3 do BE e 3 da CDU).
Segundo o documento aprovado, aquela força política recomenda que a app transportes, para smarphones e tablets, possa permitir, em qualquer e em qualquer instante, o cidadão possa consultar «quais os itinerários possíveis em qualquer ponto (origem/destino), os horários das diferentes carreiras/linhas, organizados por modo de transporte, planear uma rota, em tempo real, com transbordo entre operadores».
Os bloquistas defendem ainda que a aplicação a ser implementada deve permitir a consulta dos «percursos e as paragens dos diferentes transportes públicos, guardar favoritos», saber quais as «paragens mais próximas», bem como os pontos de interesse nas proximidades. Por fim, deverá ser possível o cidadão saber qual o «próximo veículo a passar na paragem».
O documento dá ainda como exemplo para consulta as aplicações existentes em Lisboa.