A Associação de Natação do Algarve inicia um novo ciclo com a tomada de posse da sua nova direção, liderada por Fábio Bota, no dia 22 de março, no Auditório do Convento de São José, em Lagoa.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, do diretor do IPDJ Algarve, Custódio Moreno, e do presidente da Federação Portuguesa de Natação, Miguel Arrobas, que desejou sucessos para este novo ciclo da natação algarvia e saudou a nova direção e o seu presidente, Fábio Bota. Também estiveram presentes representantes de vários clubes e entidades desportivas, marcando o início de uma nova fase para a natação algarvia.
Esta direção tem uma visão clara: garantir estabilidade da associação e de toda a sua gestão, fortalecer os clubes e elevar a competitividade dos atletas. Existe um forte compromisso em melhorar as condições das competições, aumentar o número de praticantes federados e dar mais visibilidade a modalidades menos divulgadas, como o polo aquático, a natação adaptada, a natação artística, e os saltos para a água.
«Precisamos de uma associação forte para termos clubes mais fortes, atletas mais preparados e melhores resultados. Para isso, contamos com o empenho de todos os envolvidos na modalidade», sublinha Fábio Bota, que é também antigo campeão nacional e internacional de polo aquático.
Entre as prioridades deste mandato «está também a valorização da arbitragem, um fator essencial para a qualidade das provas. Contam também com o forte apoio dos municípios e das suas vertentes desportivas, mas também de novos patrocinadores que acreditam no projeto, na associação, e acima de tudo, que acreditam nos atletas, dos 0 aos Masters!».
A nova direção iniciou a sua atividade «com dinamismo», organizando logo no dia seguinte à tomada de posse, a 23 de março, o Torneio de Técnicas Simultâneas (TORREGRI II), uma prova de cadetes, realizada nas piscinas municipais de Lagoa.
Esta competição marcou oficialmente o início das funções da nova equipa diretiva e contou com a participação de mais de 160 cadetes, que representaram 15 clubes. Além disso, estão-se a ultimar os preparativos para o OPEN de Natação Adaptada, que reunirá mais de 80 atletas nacionais e internacionais nos dias 29 e 30 de março, nas Piscinas Municipais de Albufeira.
Este evento reforça o compromisso da natação do Algarve em promover a inclusão e a diversidade na modalidade.
Outro objetivo estratégico passa pelo reforço do circuito de águas abertas, tanto a nível nacional como internacional, através de parcerias com entidades como a Região de Turismo do Algarve (RTA). A valorização das seleções regionais também será uma aposta, promovendo estágios e provas que elevem o nível competitivo dos atletas algarvios.
A Associação de Natação do Algarve continuará a trabalhar lado a lado com clubes, treinadores, atletas e instituições para consolidar o seu papel no desenvolvimento da natação no Algarve.
«Acreditamos que, juntos, podemos levar a natação algarvia mais longe e fazer desta modalidade um exemplo de sucesso e excelência», conclui Fábio Bota, em nota enviada às redações.