Com a fusão dos Hospitais Algarvios, quase tudo tem vindo a piorar, para mal da população algarvia ou dos residentes no Algarve.
Eu, profissional de saúde, manifestei desde sempre a minha total discordância com a fusão dos Hospitais do Algarve, opinião que mantenho ainda hoje. Os resultados dessa fusão estão à vista de todos nós, menos daqueles que são cegos ou que beneficiaram pessoalmente da medida.
Lamentavelmente, a maioria destas medidas em Portugal são implementadas sem qualquer estudo prévio, quer em relação aos cuidados a prestar, quer em relação ao aspeto financeiro. Ficaria muito feliz se alguém me provasse que, com o CHA/CHUA melhoraram consideravelmente todo o tipo de cuidados de saúde prestados e que houve uma poupança/redução dos dinheiros investidos.
Quase tudo tem vindo a piorar, para mal da população algarvia ou dos residentes no Algarve, nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região. Nomeadamente:
1 – Diminuição de profissionais de saúde, especialmente com a fuga de médicos, quer para o sector privado quer para o estrangeiro. NEGATIVO!
2 – Um rácio reduzido de enfermeiros por serviço, o que leva à realização de muitas horas extraordinárias não pagas, alocadas numa bolsa de horas para gozo de folgas quando for possível. Com rácio diminuto nunca é possível gozar folgas! NEGATIVO!
3 – Congelamento das carreiras dos profissionais de saúde. NEGATIVO!
4 – Encerramento de serviços por falta de recursos humanos, como acontece atualmente, por enquanto só no Hospital de Portimão. Quando tocar ao Hospital de Faro, na mesma especialidade resta o Hospital de Gambelas/ CUF SAÚDE, para quem tem dinheiro, ADSE ou seguros de saúde! NEGATIVO!
5 – Aumentos dos tempos de espera nas Urgências, nas Consultas e nas listas de espera Cirúrgicas, salvo em algumas especialidades médicas! NEGATIVO!
6 – Aumento das despesas no SNS do Algarve especialmente com as verbas despendidas para contratar médicos para prestação de serviços a preços exorbitantes que chegam aos 100 euros/hora (como acontecia com o atual diretor executivo do SNS) e com quantias pagas por serviços prestados por empresas privadas de saúde. NEGATIVO!
7 – Recusa de muitos profissionais de saúde, especialmente médicos, em virem para o Algarve, com receio de irem para o Hospital Central de Faro. NEGATIVO!
8 – Médicos a rescindirem contratos por serem pressionados/obrigados a irem fazer Urgências (noites e fins de semana) ao Hospital Central de Faro. NEGATIVO!
9 – Dificuldades na reposição de material e produtos médicos, bem como de medicamentos, especialmente para o Hospital de Portimão. NEGATIVO!
10 – Gestão das Instituições de Saúde entregue a pessoas incompetentes e sem conhecimentos de saúde, nomeadamente pela cor partidária, como acontece com alguns administradores hospitalares. NEGATIVO!
Poderia continuar a enumerar mais problemas/complicações, que foram surgindo após a fusão dos Hospitais e agora com a criação da Unidade Local de Saúde do Algarve – ULSA – Instituição de Saúde de grande dificuldade em gerir, ainda pior.
Se um Hospital já é difícil, imaginem uma instituição com três Hospitais (Faro, Portimão e Lagos), cinco Urgências Básicas de Saúde, um Centro de Medicina Física e Reabilitação com internamento (São Brás de Alportel), uma Unidade de Internamento (Loulé), e 15 Centros de Saúde com 152 postos funcionais.
Como será? É lamentável esta destruição do SNS! Perante o caos que se verifica diariamente a nível nacional, mas especialmente na nossa região, ou seja no Algarve, e perante a passividade do povo português e neste caso das gentes algarvias (não mais de 20 pessoas na manifestação de 30 de agosto à porta do Hospital de Portimão, na qual eu estive presente), não me resta outra alternativa senão, isoladamente, lutar por um SNS melhor, muito embora eu seja um privilegiado, sendo médico, com muitos conhecimentos, com ADSE, com seguro de saúde, o que não acontece com a maioria das pessoas.
ESTE ARTIGO, É MAIS UM ALERTA E UMA CHAMADA DE ATENÇÃO. ACORDEM ALGARVIOS E RESIDENTES NO ALGARVE! QUANTO MELHOR FOR E FUNCIONAR O HOSPITAL DE PORTIMÃO, MELHOR SERÁ PARA O HOSPITAL DE FARO E PARA O ALGARVE!
Luis Manuel de A. R. Batalau
Médico – C.P. 13805