A Escola Básica 2/3 D. Martinho Castelo Branco, de Portimão, foi uma das três eleitas para representar o distrito de Faro na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, que decorrerá a 12 e 13 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
A escolha resultou da sessão distrital, realizada a 24 de março no Convento do Espírito Santo, em Loulé, onde participaram 23 escolas do Algarve, debatendo o tema «Novas Tecnologias – oportunidades e desafios para os Jovens».
Os alunos Matilde Leonardo, António Monteiro e Miguel Duarte representaram a escola portimonense e colaboraram na elaboração do Projeto de Recomendação do círculo de Faro.
Durante a sessão, os jovens deputados portimonenses apresentaram propostas inovadoras que refletiram uma análise aprofundada sobre o impacto das novas tecnologias na vida dos jovens. As suas intervenções destacaram-se pela clareza, pertinência e capacidade de argumentação, contribuindo, significativamente, para o enriquecimento do debate.

A delegação algarvia contará também com estudantes da Escola Básica 2/3 Dr. Joaquim de Magalhães e da Escola Básica 2/3 Santo António, ambas do concelho de Faro.
Este resultado é um reflexo do trabalho conjunto entre estudantes, professores e toda a comunidade educativa, empenhados em formar cidadãos críticos e interventivos na sociedade.
Este reconhecimento «reflete o empenho da comunidade escolar na promoção da cidadania ativa».
O Parlamento dos Jovens é um programa da Assembleia da República que assinala este ano o seu 30.º aniversário, envolvendo estudantes de todo o país na discussão de temas da atualidade com deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.