A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo, será o palco do M-PeX «Phado», um projeto arrojado e inovador, no próximo domingo, dia 22 de novembro, às 16 horas.
Este é um espetáculo produzido pela Associação InLive – Amigos de Música e está integrado no ciclo «Outros Sons» – Música no DiVaM (Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos), implementado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
Nesta iniciativa cultural, a tradição envolve-se com a modernidade numa relação que tem tanto de promiscua como de frutífera e interessante. «M-PeX é um projecto que alia a guitarra portuguesa à música eletrónica, e que ousa explorar paisagens musicais nunca antes visitadas. Uma experiência arrojada que estabelece um teste aos sentidos, que se atreve a derrubar clichés e que prova que a música tradicional também pode ser moderna, ou vice-versa», descreve a Direção Regional de Cultura do Algarve, em nota de imprensa.
«Imagine-se o som cristalino de uma guitarra portuguesa. Imagine-se um laptop a debitar ritmos electrónicos. M-PeX é isso mesmo, música eletrónica com guitarra portuguesa. Ou talvez seja guitarra portuguesa com electrónica. De qualquer forma, o projecto cruza estilos musicais aparentemente inconciliáveis. Mas afinal parece que é possível», acrescenta a Direção de Cultura.
O resultado não é fado, nem eletrónica, nem apenas a soma dos dois: é algo de indefinível. M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa.
No final, haverá uma degustação de licores e doces regionais.